A importância de um estilo de vida saudável

Vida Saudável

Thomas Barwick/Photonica/Getty Images

Viver uma vida saudável pode significar coisas diferentes de uma pessoa para a outra. Para alguns, a saúde é definida por viver uma vida livre de doenças. Para outros, saudável é ser capaz de brincar com os netos, ou talvez aderir a um programa de exercícios semanais. Embora a definição de saudável possa diferir entre as pessoas, viver um estilo de vida saudável é um componente fundamental para alcançar o bem-estar físico e mental.

De acordo com os autores de um estudo publicado em março de 2003, chamado “Idade e Envelhecimento”, as pessoas que se dedicam a hábitos pouco saudáveis ​​- como o tabagismo, uma dieta de má qualidade, e inatividade física – têm maior risco de morte prematura e declínio da saúde. Embora muitos fatores contribuam para a sua saúde em geral, a dieta e a atividade física são os maiores determinantes do seu nível de saúde e qualidade de vida. Uma dieta equilibrada ajuda a manter os níveis de energia durante todo o dia. A atividade física regular evita o ganho de peso que pode levar a uma infinidade de doenças crônicas. Além disso, hábitos de vida tais como não fumar e limitar a ingestão de álcool, contribuem para uma vida saudável. Permitir que seu corpo descanse e ter um sono de qualidade, também são importantes para alcançar um estilo de vida saudável.

Sua dieta também afeta o seu risco de desenvolver diabetes. Em um estudo publicado em Março de 2001 pelo “The New England Journal of Medicine”, os participantes que mantiveram um índice de massa corporal de 25 ou menos, apresentaram um risco significativamente menor de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com as pessoas com maior IMC. Dietas ricas em gordura saturada, açúcar e alimentos processados ​​levam rapidamente a quilos extras. Estar acima do peso aumenta o risco de hipertensão arterial, artrite e alguns tipos de câncer.

Ter um estilo de vida saudável, não só melhora a sua qualidade de vida, mas também aumenta sua longevidade. Os autores de um artigo de junho de 2002, publicado pela “American Journal of Public Health” concluíram que parar de fumar antes dos 35 anos acrescenta 6-8 anos de vida. Ao parar aos 65 anos ainda aumenta de 1 a 4 anos a expectativa de vida. Estar consciente da sua dieta, atividade física e níveis de estresse, lhe permite equilibrar eficazmente todos os aspectos da sua vida e pode aumentar seu tempo de vida.

Aprender a lidar eficazmente com o estresse desempenha um papel importante na manutenção da sua saúde. Em um artigo de setembro de 2012 publicado pela “Computational and Mathematical Methods in Medicine”, os autores concluíram que levar uma vida saudável, se envolvendo em atividades físicas regulares e tendo uma dieta equilibrada, promove baixos níveis de estresse, especialmente em mulheres. Encontrar maneiras de liberar a ansiedade e lidar com as pressões diárias pode manter os níveis de estresse baixos. Para algumas pessoas, praticar Yoga ou técnicas de respiração todas as manhãs ajuda-as a se preparar mentalmente para as tarefas do dia a dia. E exercício físico regular aumenta a capacidade do seu cérebro para memorizar e aprender.

 Fonte: livestrong.com

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